terça-feira, 13 de setembro de 2011

Às voltas com o acordo

O acordo, com o qual eu pouco concordo, anda a dar-me volta ao miolo. E, mesmo se sei que não é só o meu miolo que assim anda, não encontro maneira de concordar, nem  de acertar no modo de escrever  correctamente no "actual" bom português.
Está bem, eu sei que é bom,segundo dizem, para que se possa manter a língua portuguesa viva, acessivel e atractiva, e que a maioria é que vence. Assim sendo, o nosso pequeno País à beira-mar plantado, Ilhas da Madeira e Açores incluidas, evidentemente, mais uma vez, nem voto na matéria teve.
Valeu-nos muito chamar-mo-nos Portugal, sermos portugueses e falar-mos e escrever-mos português... quero eu dizer que, todos os outros países que falam português e aprenderam connosco passaram-nos a perna, tipo rasteira, e  agora somos nós que devemos de nos adaptar ao jeito e à maneira de escrever e falar deles!
E o rabinho lavado com água de malvas, não querem ?
Sim, eu sei que, mais tarde ou mais cedo vou ter de aderir, sobretudo quando enderessar alguma missiva a instituições oficiais, sob pena de não me levarem a sério e de me chamarem ignorante ou asno mas, por agora, não passa!
Sei também que, ao longo dos séculos já aconteceram vários acordos, eu cá, só quero defender o meu, aquele que me ensinaram  e aprendi o melhor que pude e que tento aprefeiçoar todos os dias, e olhem que não são raras as vezes que não sei se estou a fazê-lo correctamente... quanto mais ainda a baralharem-me os parâmetros da "cachimónia" com novos acordos ortográficos.
Gosto deste que aprendi, gosto dele e detesto que me mudem os hábitos que me são queridos.
Agora vejo que faz todo o sentido a frase : A língua portuguesa é muito traiçoeira !
-Pudera, com a maioria a favor(??) dela não é de espantar que assim seja, assim também eu me atrevia a muita coisa.
Já para não falar de todos os custos que estas mudanças comportam, como  por exemplo :
Manuais escolares.
O nosso panorama económico já está com uma linda figura.... e ainda vem mais isto para ajudar a adelgaçar-lhe a cintura.

Camões, Pessoa, Sophia, Redol, Saramago, para citar apenas estes nomes, que se cuidem lá no além, vai daí, ainda os obrigam a voltar aqui ao inferno para porem a "escrita em dia ".

Tudo isto, feito e defendido por intelectuais com cabeças ditas pensadoras e a bem da Nação, claro está.


Pirilampos me valham, e
se puderem, alumiem este miolo já pouco lúcido de tanta volta dar.

Procurem o "intruso" :
O que muda na forma de escrever corretamente o português?
Um guia para toda a família adotar a nova grafia.

 >A foto é daqui: http://sermujersxxi.blogspot.com

Sem comentários: