segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje para além de se festejar o dia de Sto. António de Lisboa que, dizem ser casamenteiro e conceder desejos, além de dar alguns "tostõezinhos" em tempos de outra Lisboa antiga, é também o dia de nascimento de um dos maiores poetas portugueses, Fernando Pessoa, grande apaixonado pela sua cidade, é também um dia muito especial para mim e para toda a familia, este 13 de junho é o dia em que nasceu o nosso Sol (Parabéns Tuca) , bem como o dia de ontem 12 de junho (beijnhos e parabéns se me lerem).
Quanto ao santo padroeiro da cidade de Lisboa, S. Vicente, deu ontem a "benção" ao arranque dos festejos da cidade com o célebre desfile das Marchas populares na avenida da Liberdade. O  tema este ano era "O Fado", aproveitando a candidatura do mesmo a património imaterial da humanidade(UNESCO).
E foi um festival de luz, alegria, música e cores, Parabéns a todos os marchantes e aos organizadores (C.M.L, EGEAC, à RTP entre outros mas sobretudo  às colectividades que tanto se investem neste evento para manter a esta chama bem viva) !
Mas, é claro, houve classificações, e como sempre não foi possivel agradar a "Gregos e a Troianos" suscitando as tão famosas "guerrinhas" bairristas que, sempre existiram, e este ano não poderíam faltar, isso é que era bom ! (ihihih).
Gostei da que ganhou mas a minha preferida era a da Madragoa, por motivos !
- Ok, motivos bairristas !
Por todo o país continuam as Festas dos Santos Populares, e depois de Sto.António (13 de junho), vem agora o S. João ( 24 de junho) seguido de S. Pedro (29 de junho).

As marchas da Baixa, Beato, Belém, Campolide, Marvila, Castelo, Mouraria, Penha de França, Graça, Carnide, Santa Engrácia, Bairro Alto, Bica, Olivais, São Vicente, Madragoa, Bela Flor, Alto do Pina, Alfama e Alcântara competiram entre si para eleger o melhor desfile da cidade.
A marcha do Alto do Pina venceu as Marchas Populares de Lisboa com 152 pontos.Seguida de Alfama (150) e da Madragoa (143).
A melhor letra foi para a marcha do Bairro Alto (7.º lugar) enquanto a marcha da Bica (6.º lugar) venceu na categoria de melhor composição original e, juntamente com a marcha da Madragoa, na de melhor musicalidade.
Na classificação geral, a marcha de Marvila ficou em 4.º lugar, S.Vicente no 9.º, Graça no 10.º, Carnide no 11.º, Campolide no 12.º, Alcântara e Santa Engrácia no 13.º, Olivais no 15.º, Penha de França e Belém no 16.º, Bela Flor no 17.º e Baixa no 18.º.

Pela avenida passaram também, fora de concurso, as marchas dos Mercados e Infantil, organizada pela Voz do Operário./


Manjerico que te deram,
Amor que te querem dar...
Recebeste o manjerico.
O amor fica a esperar."


de Fernando Pessoa



Para o ano há mais !!

 A foto é daqui deste site visitem, é interessante e têm dicas para cuidar dos nossos manjericos (falo de plantas meninas, nada de chamar manjericos aos moçoilos, qu'é isso?! ai ai ai).

http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/07/01/manjericos/?campID=src_fotos%20de%20mangericos%20de%20sto%20antonio

Sem comentários: